segunda-feira, 1 de junho de 2015

A evolução das embarcações ao longo do tempo

                                                           As embarcações
O desenvolvimento das embarcações e a descoberta de novas técnicas de navegação tornaram possível aos seres humanos atravessar rios, mares e oceanos, vencendo longas distâncias.
   Das canoas de madeira às grandes embarcações, como os transatlânticos, houve muitos progressos.


                                      As canoas e os barcos à vela 
  As canoas são consideradas as primeiras embarcações utilizadas para o transporte de pessoas e de carga. Aproveitando a correnteza da água ou usando remos, os navegadores moviam as canoas, percorrendo pequenas distâncias.

                                 

   Com o tempo, foram inventados os barcos à vela, que se moviam impulsionados pela força do vento. A utilização dos barcos à vela tornou possível navegar distâncias maiores do que aquelas percorridas pelos barcos a remo.

     As caravelas 
   O aperfeiçoamento dos barcos à vela deu origem às caravelas. Estas foram inventadas pelos portugueses há cerca de 600 anos.
    As caravelas eram embarcações mais ágeis e velozes, e possibilitaram a realização de grandes viagens marítimas. Foi a bordo de uma caravela que Pedro Álvares Cabral chegou às terras que atualmente formam o Brasil.

   
                                             As embarcações atuais 
Depois dos primeiros barcos a vapor, que surgiram há cerca de 200 anos, muitas embarcações começaram a utilizar motores movidos a diesel, um óleo combustível. Além disso, modernas turbinas a vapor foram desenvolvidas para mover grandes navios. As viagens tornaram-se, então, mais rápidas. 


Atualmente, os navios de carga transportam uma grande quantidade dos mais variados produtos, desde alimentos perecíveis até automóveis e petróleos.
   Existem também os transatlânticos, que navegam nos oceanos e se destinam ao transporte de muitos passageiros.
  


Sem comentários:

Enviar um comentário